Olá, tudo bem?
Os meses passaram voando e o autor que vos fala não se deu conta de que essa newsletter já completou três meses de criação. Uma ideia que há muito tempo era gestada e não posta em prática seja por falta de tempo, de disposição ou tudo junto, precisou sair sem um planejamento muito definido pra vir ao mundo.
Porém houve uma falha crucial neste processo, e peço perdão por isso: não houve uma apresentação prévia, uma justificativa do por que esse espaço passaria a existir; nada que efetivamente motivasse as pessoas conhecidas a se inscrever e compartilhar este conteúdo com as outras pessoas.
Pois explico: como todos sabemos, de tédio não se morre nesse país. Os telejornais, a grande imprensa, todos os veículos de mídia estão diariamente veiculando informações que, com a rapidez dos acontecimentos, acaba nos passando batido. As redes sociais acabam nos distraindo ainda mais em procurar saber o que está acontecendo no país depois de um dia de trabalho estressante. A maior parte da população não se interessa pela política em si, seja porque todos nós estamos vivendo a “ressaca” da instabilidade institucional que vivemos há pelo menos dez anos, seja porque existem muitas outras atividades que tomam nosso tempo.
Estamos em ano eleitoral. Ao mesmo tempo que a grande mídia circula a rodo notícias sobre as eleições, é difícil saber sempre o que está acontecendo. Como morador do grande ABC, posso dizer com tranquilidade que é ainda mais difícil decidir em quem votar ou por que votar em fulano ou sicrano quando o acesso que temos a essa informação é extremamente limitado, e por mais que só num presente muito presente passei a ter a consciência de que “cada voto conta e não deve ser desperdiçado”, estou certo de que a maioria das pessoas da minha geração não pensam na mesma linha, lembrando da grande tensão que todos vivemos durante as eleições de 2022, independente da sua posição política.
Assim como você que está lendo isso, também é difícil acompanhar as notícias, saber que tipo de causas os candidatos apoiam, como o que acontece em Brasília afeta minha cidade ou meu bairro. E o acesso aos veículos de mídia não é tão amplo quanto deveria ser, pois “jornalismo de qualidade exige recursos”, não é mesmo? Então lá fui eu ser meu próprio veículo de notícias também, pois sabia que não estava sozinho nesta indagação.
Portanto minha iniciativa com essa newsletter não é somente pedir sua assinatura para ajudar um conhecido, nem influenciar sua opinião sobre candidato x ou y. É informar e trazer notícia, trazendo em poucos parágrafos informações que ninguém tem tempo de absorver clicando em um monte de links ou lendo só as manchetes sem entender o contexto. É a iniciativa de despertar a curiosidade das pessoas para o que está acontecendo, não só pra que você já chegue em outubro sabendo quem são os candidatos da sua cidade, mas entender minimamente qual foi o processo político que houve até o pleito e formar suas próprias escolhas.
Eu sei que muitos preferem ouvir podcast porque não gostam de texto, sei que muitos não se sentem seguros para falar “pai dá uma olhada na newsletter do meu colega” ou não possuem tempo disponível para acompanhar o conteúdo que trago aqui. Mas a iniciativa de absorver o mínimo conteúdo já faz muita diferença. “Ah mas isso te dá um trabalho de fazer e você não tá recebendo nada por isso, qual a vantagem?” (in)felizmente este autor ainda prefere a comunicação por texto, então unir a paixão pela escrita e pelo tema de atualidades gerou essa newsletter, e cada leitura, cada compartilhamento, cada comentário sobre a edição me motiva a melhorar mais no futuro.
Nesses três meses tive uma visão do que preciso melhorar, feedbacks positivos e ainda existem novas ideias que podem ser implementadas num futuro próximo. Que venham mais três meses de Ratanabá News, aguardem novidades no layout, nos conteúdos e no visual, porém não esperem que tudo chegue ao mesmo tempo. E eu gostaria de agradecer imensamente a todas as devolutivas favoráveis que recebi até aqui.
Nos vemos na próxima semana.
Forte abraço,
Lipes
PS: Você pode me encontrar também no X (saudades twitter).
Antes de sair, gostaria de pedir mais um favorzinho. Se possível responda abaixo qual sessão você tem mais interesse dentro da Newsletter e se quiser deixar um comentário, diga o por quê (eu gostaria muito que especificamente essa edição tivesse algum comentário rs):
Votei estado de São Paulo, mas a real é que gosto de todas, até internacional que geralmente não me interessa tô pegando gosto com tua newsletter haha
Como eu já tinha te dito, tem me ajudado bastante como material de trabalho, principalmente em ano de eleição. É uma curadoria impecável de notícias que se eu só jogasse no google provavelmente não apareceriam pra mim por conta dos algoritmos. Parabéns amigo!!
E sei que é pedir demais, mas se um dia puder fazer uma sessão RMSP seria tudo pra mim